O que é o Aikido?
O Aikido é uma arte marcial criada no Japão por Morihei Ueshiba, que combinou técnicas de várias artes marciais, como o Daito-Ryu Aikijujutsu, kenjutsu (técnica da espada) e jojutsu (técnica do bastão curto). O termo "Aikido" é composto por três caracteres kanji: "ai" (harmonia), "ki" (energia) e "do" (caminho), o que significa "caminho da harmonização das energias". O Aikido tem como objetivo a derrota das características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo a realização de suas potencialidades como seres humanos. Não há competições ou torneios no Aikido, e todas as técnicas são aprendidas cooperativamente. O objetivo da prática constante não é apenas atingir a perfeição de uma habilidade, mas também tornar o praticante consciente de sua natureza intra e extrapessoal.
Uma das principais características do Aikido é seu conteúdo filosófico, que concede a esta arte marcial uma vasta aplicabilidade, que não se resume somente às técnicas de defesa e contra-ataque, mas também a um estilo de vida, uma forma de se encarar com sabedoria os problemas apresentados no nosso cotidiano, principalmente sem conflito, sabendo sempre "conduzir as adversidades". Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas como o bokken (espada de madeira) e o jo (bastão curto).
ASSOCIAÇÃO PESQUISA DE AIKIDO
“A parte do corpo e da técnica tem que estar unificado com a cultura." - Shihan Keizen Ono, Shihan da APA.
Em 1/9/1979, foi fundada a Associação Pesquisa de Aikido-APA, pelo Mestre Keizen Ono (7º dan), que lecionava o Aikido desde 1967. A partir de 1996, a APA passou a ocupar sede própria na Rua Paula Ney, 652, Aclimação, com uma estrutura adequada para atender seus alunos com vestiários (masculinos e femininos), videoteca e biblioteca. A APA é ligada à Fundação Aikikai do Japão.
Atualmente, a APA conta com 15 dojos associados em São Paulo, 1 em Cotia, 1 em Jundiaí, 1 em Ribeirão Preto, 1 em São Bernardo do Campo, 1 em São Roque, 1 em Sorocaba, 12 no Espírito Santo (Vitória, Vila Velha, Serra, Colatina, Linhares e Guarapari), 2 no Mato Grosso (Cuiabá e Sinop), 2 em Minas Gerais (Belo Horizonte), 3 no Paraná (Curitiba e Maringá), 11 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras e Teresópolis), 7 no Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Osório, Porto Alegre
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ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA PRINCIPIANTES
DOJÔ é: Do – Caminho - Jô – Local
DOJÔ é o local sagrado para a prática do Caminho. É onde treinamos buscando crescimento físico,
mental, emocional e espiritual em harmonia com o Universo. É importante mantermos pensamentos,
sentimentos e atitudes corretos.
Na porta de entrada fazemos uma reverência juntando os pés e mantendo as mãos lateralmente ao
corpo, flexionamos 45 graus a coluna, que se mantém ereta.
A reverência é uma manifestação externa de respeito e de humildade que deve vir da clara compreensão
e sentimento puro de apreço e gratidão pelos ensinamentos.
ENTRADA NO DOJÔ
na sapateira ou ordenadamente debaixo dela, no chão.
ENTRADA NO TATAMI
TATAMI – Local dos treinos
para fora.
aula. Ficar em seiza (de joelhos com os quadris apoiados nos tornozelos). Juntar as mãos na altura do
rosto e em seguida inclinar cabeça com as mãos juntas espalmadas em triângulo no tatami, mantendo
os dedos juntos.
DURANTE O TREINO
quando o sensei estiver falando ou demonstrando. Nunca fique de pé (é sinal de desrespeito), nem
deitado ou sentado fora da posição adequada.
“DÔMO ARIGATÔ GOZAIMASHITA” (muito obrigado pelo ensinamento).
aguardar novas instruções.
levantando depois que o sensei o fizer.
“ONEGAI ITAISHIMASU” (por favor, me ajude).
direção ao altar, em respeito ao sensei.
chamando-o pelo título de sensei.
faixas, por idade, para as reverências necessárias. O mais graduado mantém-se à direita do sensei.
OUTROS CUIDADOS E INFORMAÇÕES
"O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu em 14 de dezembro de 1883, em uma família de agricultores na região da Prefeitura de Wakayama atualmente conhecido como Tanabe. Entre cinco filhos, ele era o único filho homem. De seu pai, Yoroku, ele herdou a determinação de um samurai e interesse em assuntos públicos, e de sua mãe, um intenso interesse na religião, poesia e arte.
Em sua infância, Morihei foi bastante fraco e doente, o que levou a preferir ficar dentro de casa e ler livros em vez de brincar do lado de fora de casa. Ele gostava de ouvir as lendas milagrosas dos wonder-working saints": "En não gyõja" e "Kobo Daishi", e era fascinado pelos rituais esotéricos budistas. Morihei havia considerado até se tornar um sacerdote budista certa vez.
Para contrariar devaneios de seu filho, Yoroki contava os contos de bisavô de Morihei "Kichiemon", dizendo ser um dos mais fortes samurais de sua época, e encorajou-o a estudar Sumo e natação. Morihei tornou-se mais forte e finalmente percebeu a necessidade de ser forte ainda mais depois que seu pai foi atacado e espancado por uma gangue contratada por um político rival.
Durante um breve período como um comerciante, ele finalmente percebeu que ele tinha uma afinidade com as artes marciais. Ele gostava muito de seu estudo Jujutsu no Dojo Kito-ryu e esgrima no centro de treinamento Shinkage Ryu. Mas, um caso grave de Beri-Beri o mandou de volta para casa, onde mais tarde se casou com Itogawa Hatsu.
Depois de recuperar sua saúde durante o período da Guerra Russo-Japonesa, ele decidiu se alistar no exército e tornou-se um soldado de infantaria em 1903. Durante esse tempo, ele impressionou seus superiores tanto que foi recomendado para a Academia Militar Nacional, mas por diversas razões, ele recusou a posição e pediu demissão do serviço ativo.
Morihei voltou para a fazenda. Tendo ficado mais forte durante seu tempo no Exército, ele agora estava ansioso para continuar o treinamento físico. Seu pai construiu um dojo em sua fazenda e convidou o conhecido instrutor Jujutsu Takaki Kiyoichi para ser seu tutor. Durante este tempo, o jovem Ueshiba se tornou mais forte e descobriu que ele possuía grandes habilidades. Ao mesmo tempo, ele tornou-se mais interessado em assuntos políticos.
Na Primavera de 1912, com a idade de 29, ele e sua família se mudou para o deserto de Hokkaido. Depois de alguns anos de luta, a pequena vila começou a prosperar. Ueshiba tinha crescido tremendamente muscular, a ponto de que o poder que ele possuía em seus braços se tornou quase lendária.
Foi durante esse tempo em Hokkaido que ele conheceu Sokaku Takeda, mestre de Aiki Jutsu Daito-ryu. Após cerca de um mês, ele voltou a Shirataki, construiu um dojo e convidou Takeda para viver lá, o que ele fez.
Ao ouvir de doença grave de seu pai, Ueshiba vendeu a maior parte de sua propriedade e deixou o dojo para Takeda. Ele não iria voltar para Hokkaido. Em sua viagem de volta, ele impulsivamente parou em Ayabe, sede da religião Omoto-kyo. Aqui, ele conheceu o mestre da nova religião, Deguchi Onisaburo. Depois de ficar encantado com Ayabe e Deguchi, ele ficou três dias adicionais na cidade. Ao voltar para casa, descobriu que ele tinha ficado longe por muito tempo, seu pai havia falecido. Ueshiba tomou a morte de seu pai de forma muito difícil. Ele decidiu vender toda a sua terra ancestral e mover-se para Ayabe para estudar Omoto-kyo. Pelos próximos oito anos, Ueshiba estudou com Onisaburo Deguchi, ensinou Budo, e dirigiu a brigada de incêndio local.
Um pacifista, Deguchi foi um defensor da resistência não-violenta e desarmamento universal. Ele era conhecido por ter dito, "Armamento e guerra são o meio pelo qual os latifundiários e capitalistas fazem seu lucro, enquanto os pobres sofrem." É intrigante que um homem desta natureza poderia tornar-se tão próximo de um artista marcial como Ueshiba. No entanto, não demorou muito para Deguchi perceber que o propósito de Ueshiba na Terra era "para ensinar o verdadeiro significado do Budo:. Fim a toda a luta e contenção"
O estudo da Omoto-kyo e sua associação com Onisaburo afetou profundamente a vida de Ueshiba. Ele disse uma vez que, enquanto Sokaku Takeda abriu os olhos para a essência do Budo, sua iluminação veio de suas experiências com Omoto-kyo. Durante seus 40 anos (cerca de 1925), Ueshiba teve várias experiências espirituais que tanto impressionaram a ele que sua vida e sua formação foram mudadas para sempre. Ele percebeu o verdadeiro propósito do Budo que era amor e valorização de todos os seres.
Para o próximo ano, muitas pessoas procuraram os ensinamentod de Ueshiba, entre eles Tomiki Kenji (que passou a fazer seu próprio estilo de Aikido) e do famoso almirante Takeshita. Em 1927, Deguchi Onisaburo incentivou Ueshiba a separar da Omoto-kyo e seguir o seu próprio caminho. Feito isso, ele se mudou para Tóquio. Os seguidores de Ueshiba tinham crescido a tal ponto que ele foi obrigado a construir um dojo formal no distrito Ushigome da cidade (o lugar da atual Sede Mundial de Aikido). Enquanto o dojo estava sendo construído, muitos instrutores de outras artes, como Jigoro Kano, vieram visita-lo. Eles ficaram tão impressionados que despacharam alguns de seus próprios alunos para estudar com Ueshiba.
Em 1931, o "Kobukan" foi concluído. A " Budo Enhancement Society" foi fundada em 1932 com Ueshiba como Instrutor Chefe. Foi nessa época que os estudantes, como Shioda Gozo, Rinjiro Shirata e outros se juntaram ao dojo. Até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Ueshiba estava extremamente ocupado ensinando no Kobukan, bem como a realizando aulas especiais para as academias de militares e de polícia. Nos próximos 10 anos, Ueshiba se tornou mais e mais famoso e muitas histórias começaram a aparecer. Seu único filho, Kisshomar fez grande parte da documentação dos acontecimentos de sua vida.
Em 1942, supostamente por causa de uma ordem divina, ele desejava voltar para as terras. Disse muitas vezes que "Budo e agricultura são um." A guerra tinha esvaziado o Kobukan, e ele estava cansado da vida da cidade. Deixando o Kobukan nas mãos de seu filho, Kisshomaru, ele se mudou para a Prefeitura de Ibaraki e a vila de Iwama. Lá construiu um dojo ao ar livre e o famoso Santuário Aiki.
Iwama é considerado por muitos o local de nascimento do Aikido moderno, "o caminho da harmonia". Antes desta mudança, seu sistema tinha sido chamado Aikijutsu, em seguida, Aiki-Budo, ainda sim primeiramente uma arte marcial, em vez de um caminho espiritual. De 1942 (quando o nome do Aikido foi formalmente usado) para 1952, Ueshiba consolidou as técnicas e aperfeiçoou a filosofia religiosa de Aikido.
Após a guerra, o Aikido cresceu rapidamente no Kobukan (agora chamado Hombu Dojo), sob a direção de Kisshomaru Ueshiba. Morihei Ueshiba tornou-se famoso como "O Sensei" ou "O Mestre Grande," o mestre de Aikido. Ele também recebeu muitas decorações do governo japonês.
No início da primavera de 1969, O Sensei adoeceu e disse a seu filho Kisshomaru que "Deus está me chamando ...." Ele voltou para sua casa em seu pedido para estar perto de seu dojo. No dia 15 de abril, a sua condição tornou-se crítica.
No início da manhã de 26 de abril de 1969, a 86 anos de idade, O Sensei pegou a mão de seu filho, sorriu e disse: "Cuide das coisas" e morreu. Dois meses depois, Hatsu, sua esposa de 67 anos, o seguiu. As cinzas de O Sensei foram enterradas no templo da família em Tanabe. Todos os anos uma cerimônia é realizada em 29 de abril, no Santuário Aiki em Iwama."
Shihan Kenji Ono 7° Dan, também conhecido como Keizen Ono Sensei - nome dado por seu Mestre Shihan Reishin Kawai 8° Dan - nasceu em Tóquio, Japão, no dia 1º de outubro de 1925. Em 27 de julho de 1934, ele desembarcou no porto de Santos, Brasil.
Desde muito jovem, Ono se interessou por artes marciais e começou a treinar judô em 1958 com Hiraki Kurashi Sensei. Sob a orientação de Kurashi Sensei, ele alcançou o grau de Shodan. Em 1963, ele encerrou a prática de judô e se tornou o sexto aluno a se matricular no curso de Aikido - uma nova arte marcial japonesa - sempre orientado por seu Mestre Kawai Sensei. Atualmente, Ono Shihan é o mais antigo aluno de Kawai Sensei ainda em atividade.
Ono começou a ministrar aulas de Aikido em 1966 e nunca mais parou. Alguns praticantes de Aikido já são seus alunos há mais de vinte anos. Ele visitou o Japão duas vezes: em setembro de 1971, quando passou dois meses treinando no Hombu Dojo, e em setembro de 1977, quando se entregou por quatro meses ao desenvolvimento espiritual.
Em 1º de setembro de 1979, ele fundou a Associação Pesquisa de Aikido na rua dos Carmelitas, no bairro da Liberdade, onde permaneceu por muitos anos. Em 1995, a APA mudou-se para sua nova sede na rua Paula Ney, 652, no bairro da Aclimação, onde permanece até hoje. Em 2003, Ono registrou-se no CREF como professor da arte do Aikido. Em 18/02/2006, recebeu o certificado de Shihan conferido pelo Aikikai Hombu Dojo do Japão de Kawai Shihan.
Nascido em São Paulo em 1981, Daniel Yuji Yonamine Ono é filho de Keizen Ono Shihan e Daisy Yonamine. Desde a infância, Yonamine se dedicou à prática do Aikido com Lila Serzedello Sensei na APA, treinando no antigo Dojo da Rua das Carmelitas. Yonamine também possui formação em Design e trabalha em uma instituição financeira, enquanto ocupa os cargos de vice-presidente e Kaicho da APA. Ele aprimorou suas habilidades no Aikido ao longo dos anos, participando de inúmeros seminários ministrados por vários mestres no Brasil e no exterior. Recentemente, em janeiro de 2023, Yonamine foi graduado com o 6º Dan (Hombu Dojo), reconhecimento por seu comprometimento e dedicação à arte marcial.
Sensei Renato Duarte, nascido no Rio de Janeiro, teve seu primeiro contato com as artes marciais aos 6 anos de idade, praticando Judô e Karatê. Em 1992, começou a treinar Aikido e, desde então, tem se dedicado a essa arte marcial. Além de sua paixão pelo Aikido, Renato é também um Analista de Segurança Operacional e QSMS, Jornalista e Profissional de Educação Física.
Em 1998, fundou o Tadashi Aikido junto com seus alunos, sendo orientado pelo Sensei Daniel Yuji Ono 6º Dan e filiado à Associação Pesquisa de Aikido. Hoje, é 3º Dan pelo Aikikai e possui o título de ensino de Fukoshidoin. Ao longo de sua trajetória no Aikido, Renato participou de inúmeros seminários ministrados pelos mais variados mestres de Aikido no Brasil e no exterior, aprimorando seu conhecimento e técnica na arte marcial.